Moderna Maria Fumaça


Trem a Energia Solar

​Apresentação: As antigas Maria Fumaça seriam muito interessantes hoje em dia, mas a sua pior característica seria a queima de madeira ou carvão, além de produzirem poluentes, os materiais não são ecologicamente corretos. Pensando nisso, elaborei uma ideia, e se fosse substituido apenas o combustivel da locomotiva, por um combustivel ecologicamente correto e não poluente e sem criação de resíduos como no caso da energia atômica.

Alternativa: Imaginei que utilizando a energia solar, tais problemas poderiam ser resolvidos. Com o uso de celulas térmicas que captam energia solar e transformam em calor, transferindo para camadas de água, que gradaticamente se tornam vapor, vapor este que movimentará embolos como nas antigas Marias Fumaça, gerando a tração necessária.

Recursos:

A energia seria coleta de duas formas, placas coletoras de calor e celulas foto voltaicas, ou seja, seria produzido, tanto energia mecânica como também energia elétrica.

coletor.gif

Exemplo de coletor com tubos por onde se passa a água que irá se transformar em vapor.

energia_01.jpg

Exemplo de célula foto elétrica, transforma energia solar em energia elétrica que seria armazenada em baterias. Essa energia guardada poderia acionar motores elétricos, tanto na falta de luz solar, como também, para darem a partida na locomotiva e auxiliar numa sobrecarga de peso.

Walschaerts_motion.gif

O funcionamento do sistema tradicional​, a cor rosa representa o vapor gerado pela caldeira, a cor azul, o vapor que será expelido pela máquina.

Abaixo, podemos ver um sistema completo:

 

Este sistema mostra todo o sistema, como o vapor move o embolo, que por sua vez, move a ala​​vanca de combinação, que por sua vez move a manivela que transferre o movimento para a roda de tração.

Por uma questão de nostalgia, imagino uma locomotiva como as antigas, com um grande caldeira, formada por fileira de células cerâmicas intercaladas com coletores para um maior aproveitamento da grande área do motor. Internamente teria camadas para o fluxo de água e vapor que seria coletado por tubos e enviado aos sistemas laterais que fariam a locomoção do veículo.

 

 

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1 Comentário

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