Geopolítica – A pré-propaganda


nombres arabes de hombres niños

Nós não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito. Joseph Goebbels

Muitos imaginam que a propaganda seja para falar sobre algo, para vender algo ou uma ideia, para incrementar um detalhe ou divulgar alguma coisa, para acrescentar algo no nosso conhecimento. Porém existem campanhas que são criadas justamente para dar o efeito contrário. Para impedir que o conhecimento nos chegue por inteiro, para deixar nossas mentes em uma redoma de vidro, para apenas pensarmos como eles querem. A pré-propaganda, pois ela nos prepara para as próximas, tanto a favor como contra as grandes campanhas.

Tal qual a seguinte situação, existe um grande muro e você não pode enxergar através dele mas deseja conhecer o que oculta. Para tal empreita adquire os serviços de um chamado “especialista” que se põe a contar o que possivelmente exista do outro lado, mas esse “especialista” possui algumas más intenções, como também que não deseja que você queira conhecer mais a fundo o outro lado.

Não se trata de uma campanha difamatória, como muitos podem imaginar, mas sim de uma campanha para ocultar partes e nem também de se falar mentiras. Muito do que é dito é verdade, porém apenas aquilo que é “conveniente” falar. Monta-se um cenário que mais tarde será campo fértil para ideologias baratas e que por mais que se mostre outros pontos de vista, o receptor não estará mais apto para receber as boas novas.

Existem exemplos, como os países árabes, a Federação Russa ou os chineses. Povos que ao nosso ver (ocidental) estão isolados do mundo, ou será que nós estamos isolados deles? Quem sabe?

A língua e sobretudo, a letra usada nesses países já são algumas barreiras, incrementada por costumes e usos que não nos são conhecidos, o resultado dessa campanha é alguma coisa assim: os árabes não podem ser cristãos pois adoram Alláh e não Deus, como nós. Porém não dizem que árabes cristãos, falam árabe e nessa língua Deus significa Alláh e eles estão adorando ao mesmo Deus que nós, como os ingleses, anglicanos ou católicos que falam God da mesma maneira.

Qual o resultado disso na nossa vida? Quando entramos em uma discussão e parece ser fácil demais tomar uma posição, a favor ou contra, isso pode ser indício de estarmos sendo manipulados. Lembre-se aquilo que vem fácil não tem valor, portanto duvide de tudo, até mesmo e sobretudo daquilo que se diz “ser óbvio”, pois esses são argumentos de pseudo-intelectuais. Argumentos para encantar a qualquer um e que se utiliza apenas dos mais baixos conteúdos de nossa mente.

Não se trata aqui porém de defender esse ou aquele ponto de vista, mas de fazer aquilo que os vermelhos mais odeiam, o de divulgar o livre pensamento, o de mostrar que vale muito mais ter embasamento para sua ideias do que apenas uma boa lógica ou dialética. Grupos de pessoas não são 100% coesos, existem divergências e margem para erros. Tomar um ponto de vista de acordo com apenas um indivíduo é iniciar o seu pensamento de forma errada.

“A essência da propaganda é ganhar as pessoas para uma idéia de forma tão sincera, com tal vitalidade, que, no final, elas sucumbam a essa idéia completamente, de modo a nunca mais escaparem dela. A propaganda quer impregnar as pessoas com suas idéias. É claro que a propaganda tem um propósito. Contudo, este deve ser tão inteligente e virtuosamente escondido que aqueles que venham a ser influenciados por tal propósito NEM O PERCEBAM.” Joseph Goebbels

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s