Vida e ilusão… a vida é ilusão!!!


Sou eu construindo um castelo de areia

Strenght trought unity, unity trought faith.

A força através da unidade, a unidade através da fé.

As únicas coisas verdadeiras são o nascimento e a morte, tudo que fica entre isso é ilusão. Nós construímos castelos de areia em toda nossa existência nesse mundo e julgamos serem eles verdadeiros. A única referência que temos a tudo que nos rodeia e parece existir é o tempo.

Nossa mente aceita que algo seja real se em algum momento ele pareceu realmente existir, ou seja, quando recebemos um estímulo que indica a existência de algo, seja sensorial ou por analogia. Os estímulos sensoriais são recebidos pelos nossos sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.

Não podemos nos esquecer do fato que eles podem serem enganados, como quando assistimos um show de mágica.

Outra forma de captarmos algo é pela sua simples ideia, ou seja, quando recebemos um conceito que representa um ser real ou abstrato e que possibilita formamos uma imagem mental que nos parece ser extremamente verdadeira.

Mas e o tempo? O tempo é a linha que “costura” tudo isso, que da sentido a todas as nossas ideias, que possibilita construirmos um mundo interior espelhado naquilo que recebemos do mundo exterior. Seja como em Platão no seu Mito da Caverna que expõe o fato de nossos sentidos poderem serem enganados de forma deliberada e sistemática para a obtenção de um resultado previsto. Ou seja como Rosseau e  seu Contrato Social, pelo qual as pessoas barganham sua vida social em troca de sua liberdade.

O que realmente importa aqui é que tudo isso possibilita responder muitas questões, muitas perguntas retóricas, pois não existem respostas quando as perguntas não são fundamentadas em fatos considerados reais.

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

As verdades são ilusões que esquecemos serem ilusões.” ― Friedrich Nietzsche
Frases – http://kdfrases.com

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s