Da ficção a realidade


Como colocar as carroças na frente dos boisinfancia perdida

A atual sociedade humana ocidental tem enfrentado uma crise existencial sem precedentes em sua história, uma crise de valores e um decréscimo em sua qualidade de vida espiritual que os faz ficar sem rumo.

Porque!? Seria a primeira questão a nos ser imposta. Quais as sua origens e seu modo de agir em nossa sociedade!?

Muitas questões a serem respondidas, mas veremos então as principais e mais ocultas. As crianças estão perdendo aquilo de melhor que havia na infância, a fantasia, os contos de fada, o “sonhar” acordado. Eles estão sendo jogados no mundo adulto antes de desfrutarem do mundo infantil, ou seja antes de serem crianças, se tornam pequenos adultos.

Aonde foram parar os contos de fadas!?

O que parece é que adultos que não estavam satisfeitos com os contos de fadas que ouviram na suas infâncias, querem torná-los adultos, querem dar explicações lógicas ao mundo dos sonhos. Uma tremenda confusão, que seria muito mais, caso de resolver em um  psicólogo e não em “roubar” a infância de nossa crianças. Ou numa resposta mais pragmática, seria uma crise de “criatividade” geral e devido a maioria dos “contos de fadas” serem tão antigos que nem possuem mais “direitos autorais” para que esses “embusteiros” sejam processados. Exemplos não faltam, como a nova Cinderela, do filme “Espelho, espelho meu” e a nova Rapunzel que aparece no longa, “Enrolados”. Tudo muito diferente daquilo que nós adultos, conhecemos de nossa infância.

A sexualização precoce

Na minha juventude me lembro de quantas discussões se faziam, de como seria para se introduzir, a “Educação Sexual” nas escolas e algumas décadas depois, parece que uma barreira estourou, tudo o que se se delimitava foram esquecidos e passados por cima. Hoje se fala com pré-adolescentes, como se fossem jovens, já com vida sexual ativa e tudo, sobre anti-concepcionais e gravidez.

Um ponto que parece bem estranho é que falam sobre “opção” sexual para quem nem ainda teve chance de uma experiência sexual significativa para se fazer qualquer tipo de escolha.

As definições e as críticas

Um outro personagem que entrou nessa história é a tão conhecida “Internet”, que se fosse “mãe”, seria processada por “descuido” e por ensinar o que não deve. Os jovens entram em contato com um mundo adulto, sem estarem preparados para isso. Tudo o que é de ruim e de “desgosto” humano é colocado na internet. Eles entram em contato com o lado “sujo” e nem sequer tiveram o conhecimento das teorias e dos significados daquilo que construíram a atual humanidade. Falta lhes a “dialética”, o “discurso”, a “lógica” da filosofia.

Os absurdos ocorrem em todos os níveis, principalmente na antiga “babá” eletrônica, a televisão, que tentam nos ensinar em como educar nossos filhos longe de má influências, sendo que as piores influências são as deles mesmos.

Como posso criticar o mundo em que vivo, se ainda não o conheço, as crianças estão aprendendo a criticar a tudo, os país, amigos e parentes, sem antes ter o conhecimento. Crescem revoltados com aquilo que nem ainda viram e depois ficam frustados.

O nosso papel

Como país e educadores, não devemos nos omitir, termos coragem e não deixarmos tudo nas mãos da tecnologia, ela é apenas uma ferramenta, ela não tem noção de ética ou de moral. Devemos nós sermos exemplos disso, o que ainda, indubitavelmente é o melhor método de educar. Somos responsáveis pelo nosso futuro e o futuro desses jovens que moldamos, nas palavras do Papa Bento XVI e do Papa Francisco – não sejam tíbios.

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s