Uma estranha matemática


Como calcular sua jornada num ónibus circular

Na cidade de São Paulo, milhares de pessoas utilizam do transporte público e acabam se deparando com situações no mínimo inusitadas. Como no caso de calcular o tempo de viagem, muitos podem se assustar a princípio, mas após algum tempo utilizando a mesma rota e saindo no mesmo horário, você pode perceber algumas coisas.

Num dia normal, quando está tudo preparado e funciona de acordo com o esperado, você se veste e se arruma, saí de casa e chega no ponto da mesma maneira, se houver atraso no transporte, com certeza não será culpa sua. O transporte chega e você se dirige ao trabalho normalmente. Claro que, normalmente apertado, normalmente irritado e normalmente desrespeitado.

Mas, tem dias que nada parece dar certo, suas meias somem, o sapato está sujo, a sua camiseta favorita está no cesto para lavar e acabou a pasta de dente. Você sai na pressa, com passos rápidos e se atrasa uns 10 minutos. Pega a lotação seguinte e para sua surpresa, chega no serviço, meia hora atrasado. Isso mesmo, no mínimo, meia hora atrasado.

A estranha matemática do transporte é essa, dez minutos correspondem a meia hora e dependendo da distância, pode chegar até a uma hora. Tal cálculo pode ajudar em alguma coisa? Sim, pois este cálculo prova que se colocarmos veículos em intervalos iguais o dia todo em uma mesma linha, muitos irão chegar mais rápido do que outros e alguns carros estarão superlotados e outros com capacidade ociosa.

Seria uma questão de observar melhor os horário de pico e o que ocorre nas respectivas rotas. Existem veículos que saem com capacidade ociosa e chegam no ponto final do mesmo jeito, mas durante o trajeto ficam super lotados e não proporcionam um serviço de qualidade aos usuários.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s