Tradução: o caso Johnnie Walker


Imagem e nome do uísque

Se traduz somente quando convêm

Um interessante caso, a Diageo, proprietária da marca Johnnie Walker, processa uma empresa brasileira por plágio. O motivo seria uma cachaça com o nome de João Andante. O produto nacional, com produção quase artesanal de 200 garafas ao mês e produzida a uns 3 anos em Belo Horizonte, mostra um homem de aspecto esfarrapado, barba comprida, de chapéu caipira, segurando um pequeno graveto na boca e carregando um pedaço de madeira no ombro com uma trouxa na ponta.

A questão é, a tradução literal de Johnnie Walker seria João Andante? A primeira vista, sim, mas ao pesquizarmos a origem da marca encontramos outra história. O fundador que tinha uma loja de bebidas em Ayrshire e se chamava John Walker e era conhecido como Johnnie. A marca só teve sucesso nas mãos de seus descendentes, Alexander Walker e Alexander Walker II, respectivamente filho e neto de John “Johnnie” Walker.

Vamos analizar a questão, Johnnie não é “João“, é simplesmente um apelido dado ao fundador que se chamava realmente “João”. Outro ponto, Walker não significa respectivamente “andante”, na verdade não caberia traduzir essa palavra, afinal ela é o sobrenome da família fundadora.

Ou seja, a justiça brasileira, como sempre, subverniente aos ditames estrangeiros está recebendo com muito facilidade a proposição de plágio fundado em uma simples “tradução”. Nosso país não é como a Espanha ou outros países que se orgulham de seu idioma e fazem questão de traduzir os nomes estrangeiros, cansamos de ler no El Paíz, a respeito do príncipe Carlos (Charles) da Inglaterra ou sobre seu filho Guillermo (William).

Claro que a semelhança da imagem, seria outro caso, muito mais para uma caricatura do que propriamente, para um caso de plágio.

Rótulo do produto nacional

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s