Somos todos manipulados


A manipulação começa em nossas premissastumblr_ln881lfj6L1qd8e59

As idéias que temos do mundo fazem uma base que podemos usar a nosso favor e que eventualmente viram contra nós. As premissas mal utilizadas podem significar uma armadilha que a mídia e os governos, como também as lideranças usam como apostas contra a liberdade de pensamento individual.

Cada idéia sua é feita a partir de uma realidade, de um momento e de uma determinada situação e não serve para todos os lugares em que estiver ou todas as situações em que possa estar inserido. O maniqueismo é a príncipal prova disso, um mundo visto em preto e branco, certo e errado, não deixa muitas opções de escolha. Num livro ou filme de ação, você sempre torce pro mocinho que consequentente é sempre o do lado americano ou ocidental ou humano ou pertencente a alguma minoria.

Tente torcer para o leão, a cobra gigante ou o alienígena, e verá que não é possível, mesmo que queira. As pequenas noções de certo ou errado, de bem ou mal são apresentadas nessas obras de tal forma que não temos escolha e consideramos o que nos é apresentado, do ponto de vista do autor, como coisa mais correta e indubitável. Fazemos uma escolha de forma tão natural que não percebemos o fato que não existe outras opções, apenas aquela.

Discussões sem escolha

As situações que considero mais incrível são algumas discussões que deveriam desparecer depois de uma rápida analise. Isso mesmo, desaparecer, pois o fato de se discutir uma escolha, muitas vezes oculta um fato. Isso ofusca uma situação real que ninguém quer modificar e para que isso não ocorra, deixa que as pessoas fiquem discutindo escolhas que nem precisariam fazer. Estranho, né???

Uma breve analogia, é omesmo que discutir a escolha de um determinado jogador para uma determinada posição dentro de um time de futebol. Enquanto dão muitas opiniões acaloradas para tal assunto, ninguém percebe que o fato gritante é, será que esse time todo estaria apto a jogar?

Um conselho, mesmo que gratuito, acredito que útil, quando alguém lhe propor fazer uma escolha, primeiramente se distancia do assunto, a ausência de emoções pode ser um bom começo. Outra questão, se pergunte se é a “escolha” o que realmente importa ou se ela esta inserida numa realidade maior e se existem outras questões mais importantes para resolver primeiro, não se deixe levar pelas outras pessoas que fazem de certos assuntos uma “roupa”, algo que se tem que usar obrigatoriamente, só porque está na moda, como a última novela ou com quem um artista deve se casar. Procure, pesquise, estude e aprenda, sempre mais e não será refém desses astutos “formadores de opinião” que se proclamam “os sabe tudo” dessa vida.

… só existe opção quando se tem informação … Ninguém pode dizer que é livre para tomar o sorvete que quiser se conhece apenas o sabor limão.”

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s