Cálculo baseado em pinguins


Cálculo poderá ser usado em robôs

François Blanchete e seus colegas da Universidade da Califórnia em Merced estudam matemática para resolver questões práticas do dia a dia. Apesar disso, nem sempre é possível se utilizar de cálculos para resolverem todos os problemas devido a problemas de observação e isolamento de todos as variáveis possíveis no modelo a ser observado, como no caso de aves em pleno o voo.

Escolheram então um grupo de pinguins Imperador para tentar fazer um modelo matemático que pudesse demonstrar a distribuição de calor em pequenos grupos de pinguins. Em vez de irem a Antártica para realizarem seus experimentos, eles procuraram fitas de vídeo sobre esses animais.

Na observação do comportamento do grupo puderam concluir que, os animais ficavam muito juntos e que os que ficavam por fora se moviam. Os pinguins que estavam do lado externo estavam expostos para os ventos e o frio, mas constantemente mudavam de lugar de forma rotacionar sua posição com outros elementos do grupo.

Descobriram então um eficiente modelo de fuga do frio, “…todos os pinguins tentam perder o mínimo de calor, isso resulta em um modelo em que cada animal é exposto a mesma freqüência de vento e chuva”, disse Blanchette. Os pinguins Imperador podem explorar da melhor forma o calor do grupo e se manterem vivos mesmo nas mais duras tempestades do polo sul.

Os pesquisadores estão contentes com o resultado e esperam poder utilizar esse modelo em outras situações, como toxinas em colônias de bactérias e até em robôs que trabalhem em condições adversas, a maior parte do grupo realiza o trabalho e alguns os protegem do exterior.

Fonte: NewScientist, Kristin Hüttmann

2 Comentários

  1. I view something truly interesting about your blog so I bookmarked .


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s