Comodidade versus Lucratividade


Os objetivos divergentes do transporte público

Muitos negócios são públicos, porque “a priori”, não deveriam dar lucro. Como a saúde, a segurança, a iluminação pública, a coleta de lixo e o transporte público. Mas no caso desse último, as novas formas de se explorar esse filão de mercado, com cooperativas e terceirizados tem criado novos sistemas e padrões de comportamento por parte tanto da Prefeitura como dessas empresas.

As rotas são planejadas para suprir a maior área possível e os veículos são customizados, grandes, pequenos ou médios de acordo com demanda da região. Tendo como objetivo, um uso de quase 100% da capacidade dos veículos disponíveis. Mas como esse planejamento visa a média do percurso, os usuários que estão pegando o ônibus na metade do caminho são prejudicados, pois não encontram lugar para sentar.

Tanto nos terminais de ônibus, como de metro, existe uma padronização que está fazendo os usuários cada vez mais se tornarem passageiros. Pois eles só passam. Diminuem o número de assentos, é difícil encontrar toaletes e em muitos lugares não existem lanchonetes. Os veículos seguem essa tendência com menos assentos e maior vão livre. O design desses serviços deveriam ter como objetivo, o bem estar do público que usufrui do sistema.

Muitas rotas longas, com uma média de 40 km de extensão, deveriam ter melhores aferimentos e alternativas mais curtas, para quem desce no meio da rota ou alternativa para quem sobe no meio da rota, diminuindo a sobrecarga, principalmente nos horários de pico.

Campanhas educativas seriam uma boa alternativa, como para idosos, deficiente e pessoas com criança de colo deveriam evitar os horários de pico, quando os trabalhadores vão para o serviço ou voltam dele. Que os usuários calculem bem o termino da validade do bilhete, para que não fiquem na parte da frente do ônibus mais tempo do que o necessário e quando passarem a catraca irem para o fundo do ônibus, apesar de alguns veículos somente possuírem porta no meio. Se dirija para a porta apenas quando estiver próximo do seu ponto e não fique sentado até o último minuto, para sair correndo quando parar no seu ponto.

Outra coisa, nos terminais, quem estiver sentado deveria ser educado para aguardar quem está de pé, sair primeiro, pois eles saíram mais depressa e já estão cansados de estarem em pé.

Esses detalhes se bem administrados podem ter um pequeno impacto no lucro das empresas e um enorme aumento na nossa comodidade em utilizar o transporte público em nossa cidade.

“Nada denuncia mais o grau de civilidade de um país e de um povo do que o modo de tratar a coisa pública e a coletividade.” Glória Kalil – Consultora de moda

10 Comentários

  1. WONDERFUL Post.thanks for share..extra wait .. …

  2. I simply want to say I am newbie to blogging and definitely loved you’re blog site. Most likely I’m likely to bookmark your website . You certainly come with incredible stories. Thanks for revealing your blog site.

  3. I simply want to say I’m very new to blogging and site-building and definitely liked you’re web blog. Very likely I’m going to bookmark your blog . You really come with great stories. Cheers for revealing your blog site.

  4. I’ve learn several just right stuff here. Definitely price bookmarking for revisiting. I wonder how a lot attempt you place to create this kind of great informative website.

  5. I simply want to mention I’m new to blogs and honestly liked your website. Very likely I’m likely to bookmark your blog . You certainly have perfect well written articles. With thanks for sharing with us your blog.

  6. You can find definitely a couple more details to take into consideration, but thanks for sharing this information.

  7. I¡¦ll right away clutch your rss feed as I can’t to find your email subscription link or e-newsletter service. Do you’ve any? Kindly allow me know so that I may subscribe. Thanks.

  8. Rattling nice style and design and great articles , very little else we want : D.

  9. I can not actually enable but admire your weblog, your blog is so adorable and nice “


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixar mensagem para Francisco Cancelar resposta

  • Categorias

  • Arquivos

  • Blog Stats

    • 78.332 hits