Paradigmas da Administração


O rato no labirinto

Sim, os administradores modernos parecem ratos em labirintos, não sabem o que fazer. Por isso se apegam tanto a sistemas antigos e arcaicos. O modo como uma empresa é organizada, apesar dos novos mercados, como e-commerce (internet), call-center e ferramentas de controle mais apuradas, os administradores agem pela velha escola.

Os especialista afirmam que o poder corrompe e que ao subir na hierarquia, na maioria das vezes, perdemos um bom funcionário e ganhamos um líder medíocre e solitário. Por diversas razões,o poder e a posição modifica a personalidade e as ações das pessoas.

Apesar do consenso geral, a antiga cadeia de comando é mantida, uma ordem que poderia envolver dois níveis administrativos, um, sendo a origem, e o outro, o alvo, devem no entanto, passar por três a mais para chegar na área preterida e retornar para a origem. Um sistema que demanda custos e é muito lento, além de inapto na maioria das vezes.

Organizações horizontais por funções costumam ser mais eficazes do que a antiga hierarquia, as ordens caminham de forma mais direta e as respostas são bem mais rápidas. Os custos diminuem e a empresa assume uma posição diferente no mercado. O mercado hoje muda muito rapidamente, a internet representa o que há de mais volátil no mundo, a informação, em minutos, uma verdade aparece e em minutos ela muda.

“Mas, o planejamento só é ético quando visa um crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, um cenário melhor para a vida de todos, e só é democrático quando procura incorporar todos os
envolvidos no processo de planejar.” (João Caramez)

2 Comentários

  1. Thank you very much!!!


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s