Administração: O líder nato


Como reconhecer a liderança

O paradigma da administração moderna consiste em reconhecer o líder, aquilo que os modos tradicionais pressupõe como necessário, apenas uma lista de qualidades e uma caneta. Bastaria alguns testes, uma avaliação e uma entrevista para que “ticando” as qualidades da lista de acordo com os resultados e teríamos o administrador desejado.

Mas como sempre, o fator humano é imprevisível e pode extrapolar qualquer sistema, a liderança está além de um mero conjunto de características, o líder nato expõe isso de forma sutil, a qual não aparece em testes e avaliações. A simples observação do comportamento de grupos, prova isso. Um indivíduo e “eleito” de forma implícita e todos os outros começam a seguir essa figura de autoridade.

Pressupomos que ele tenha algumas das qualidades pretendidas, mas na maioria das vezes não terá todas e pode ser até falho em alguma das essenciais, mas o grupo o reconhece como tal: o seu líder.

Nas empresas costuma ocorrer o contrário daquilo que seria o natural, em vez do grupo escolher seu líder, com uma “eleição informal”, se costuma nomear um funcionário pelo seu desempenho e pelas características que possui como carisma, comunicação, determinação, disciplina, visão, valores entre outras. Essas características mudam um pouco entre um autor e outro.

Mas é regra de ouro em Administração que “uma pessoa sobe em uma empresa até o nível de sua ignorância“, ou seja, se ele estava no lugar que melhor conhecer, quando subir esta será a última vez que irá fazer isso. O resultado fatalmente não será o melhor nem para ele e nem para a empresa. A frustração de não ter o bom resultado que vivia anteriormente pode resultar em uma demissão, tanto por parte do funcionário como oriundo da própria empresa.

Liderança Medíocre

Na maioria dos casos é isso que ocorre, as características foram localizadas, ele possui o mínimo de conhecimento necessário, mas seu desempenho não decola, seus resultados são estáveis e nem de longe pode encontrar termos como pressão ou mudanças. Tais palavras não fazem parte de seu vocabulário, contudo se perpetua no comando, pois não corre riscos e suas decisões são previsíveis e deixa os superiores satisfeitos. Faz o que mandam e não questiona as estratégias, como definiu Kaplan e Norton em seus estudos “os gerentes gastam mais tempo com os operacionais do que com  a estratégia”.

Esses lideres têm como fatores negativos: não serem reconhecidos pelo grupo, o seu papel é sempre sabotado como as medidas que pretendem adotar, não funcionam bem em ambientes instáveis e não operam bem sob pressão.

O tempos atuais requerem mais que um “capataz” para ser líder de um grupo, as características tradicionais são importantes mas o comportamento de forma geral deve ser levado em conta. Uma nova visão para os departamentos de Recursos Humanos se faz necessária, mais holística e com enfase nas mudanças tecnológicas.

O computador revolucionou os processos dentro das empresas, a internet os integrou e a agora o Cloud Computing (Computação em nuvem) compartilhou os dados e reduziu os cutos, o BYOD Bring your own device (Traga seu próprio aparelho), libertou os colaboradores do monopólio dos departamentos de TI e garantiu o direito de escolha da tecnologia.

Com tudo isso, nesse novo ambiente de trabalho, as decisões do líder devem ser mais do que para manter o próprio emprego, eles devem ousar com audácia (medidas não convencionais), querer com vigor (resultados), ouvir (calar-se com força) e saber com inteligência.

4 Comentários

  1. you have such a good sense when you’re writing, please keep doing the good work. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

  2. your articles are the ones which gained my trust and admiration. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

  3. i wish i could write so good like you do in your posts. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s