O Espelho


Segundo alguns especialistas em Educação Infantil, a criança descobre quem é ela somente após descobrir o outro. Se ele é menino, irá entender isso depois de conhecer uma menina, se é baixo é porque alguém é mais alta e assim por diante. Mas essa forma do cérebro funcionar tem seus pontos negativos e alguns dos pontos de maior controvérsia entre os humanos começa aí. A pessoa ao se distanciar do outro e enxergar nele o diferente também irá projetar aquilo que não quer em si no outro. A hipocrisia, a mediocridade e o egocentrismo começam nesse lugar. Cada uma delas pode ser vista por essa projeção: na Hipocrisia vemos a máxima “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”, imortal frase de do “Sermão do Sexagenário” que fala sobre a Igreja Católica mas serve para todos nós. Na mediocridade temos o caráter imediatista e pragmático de só fazer aquilo que lhe trará algum retorno, a preguiça de alcançar maiores objetivos e de alçar voos​ mais altos. No Egocentrismo existe algo um pouco pior, a pessoa que o tem, não pensa apenas em si como centro do Universo, mas pensa em prejudicar o outro, sua felicidade não reside em apenas vencer mas em derrotar alguém. Ser o primeiro no pódio não será suficiente se não houver um segundo lugar.

Estas falhas de caráter podem ser vistas em diversas situações, em menor ou maior grau, como no preconceito, nas perseguições ideológicas, no fanatismo religioso e nas torcidas organizadas.

Somente quando se alcança o sentimento de empatia, se colocar no lugar do outro, é que podemos ajudar a nós mesmos ajudando outra pessoa. Descobrimos quem somos ao descobrirmos que existem pessoas diferentes de nós e nos redescobrimos ao procurar semelhanças na dor das outras pessoas.

2 Comentários

  1. i agree with you buddy… lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s