Administração hoje


A arte de gerir uma empresa cada vez mais está sendo sabotada. Dirigentes de empresas com visão míope de seus negócios contratam cada vez mais engenheiros e profissionais da área de exatas para exercer cargos de comando.

Nos classificados de empregos podemos encontrar como perfil recomendado para vagas de supervisão, gerência e comando, que o candidato deve ser formado em ciências da computação, engenharia, processamento de dados ou em qualquer outro curso de exatas. Os cargos que pedem formação em Administração estão diminuindo.

Que o engenheiro saiba como construir uma ponte, um prédio, uma planilha de custos ou até calcular a comissão dos funcionários é inegável. A capacidade deles é incrível quando se trata de números, projetos, processos e planejamento. Agora, quando se trata das sutilezas das relações humanas, eles são como paquidermes em uma loja de cristais e põem a perder todos os anos de trabalho de Peter Drucker. Um pensador que entendia as sutilezas de comandar, como em sua frase: “Nem uma única vez consegui realmente seguir à risca o plano feito em cada mês, mais isso me forçou a tentar atingir a proposição de Verdi de “lutar pela perfeição”,embora “ela tenha sempre me escapado”.

Ou seja, a risca, um homem de exatas teria achado isso um absurdo, pois para ele 99 não é 100, e isto demonstra o paradigma da administração como ciência social. Nada pode ser tão bem feito quanto aquilo que foi planejado, mas o ser humano pode fazer melhor do que aquilo que já foi feito antes.

A máquina pode fazer até 100%, mas nunca fará diferente e quando se faz diferente chegamos a 110%.

“Ser competente é acertar um alvo que ninguém acertou, ser administrador é acertar um alvo que ninguém viu.” Erlandson F. A. Andrade.

Não se pode se ensinar isso a quem se apega demais as coisas visíveis e concretas. O administrador enxerga além do desenho, ele consegue enxergar as possibilidades que ainda não foram desenhadas. Ele não põe o melhor funcionário para fazer o serviço. Ele põe o serviço certo nas mãos de quem pode faze-lo. Analogicamente é como usar uma pistola para matar barata. Um bom atirador até pode acertar, mas você mataria muito mais com um inseticida.

Nas empresas de tecnologia isso também ocorre, os departamentos de T.I. estão contratando quem raciocina puramente de forma lógica para resolver problemas ilógicos como: cloud computing, BYOD (bring your own device), compartilhamento de dados e redes sociais.

Essa tecnologias possuem mais problemas de implantação e controle devido a questões morais e éticas do que problemas “puramente técnicos” como qual cabo de rede a ser usado ou qual sistema operacional é mais seguro.

A Computação em Nuvem (cloud computing) traz problemas de negociação, nem sempre o administrador da nuvem é uma empresa isenta no mercado, você pode estar negociando com o “inimigo”, concorrente em potencial.

O BYOD (bring your own device) é uma verdadeira democratização dos equipamentos das empresas, o funcionário escolhe o equipamento a que melhor se adapta e pode estar abrindo uma janela por onde os dados sigilosos das empresas podem ser “espionados”, copiados ou dar brechas aos sistemas de segurança, pela sua falta de controle.

O compartilhamento de dados via sistemas como Intranet possuem os mesmo riscos, mas é feito pelo departamento de TI e Marketing, ou seja, oficialmente são escolhidos dados a serem distribuídos, mas quais dados são realmente interessantes que sejam de conhecimentos de nossos clientes e de todo resto de mercado. Quais dados irão ser responsáveis por alavancar nossas vendas e consolidar nosso papel no mercado. Empresas como Microsoft e Amazon costumam fazer isso. Algo como, risco calculado.

Muito se discute é sobre o papel das redes sociais para agregar informações consistentes ao departamento de Marketing e sobre o papel de analistas de redes sociais como agentes de prospecção de dados e tendências de mercado.

A administração é muito mais que dar uma vara e ensinar a alguém pescar, é incentivar o bastante para que ele se torne o melhor pescador do rio e mesmo quando falte o que pescar, ele traga um peixe para a casa.

2 Comentários

  1. thanks this is a really good article. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

  2. Thank you for your comment!!!


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s