A caridade como bem…


A Caridade só é boa quando é autêntica

Nunca poderia se conceber que atos de bondade e educação sejam regidos pela lei. Mas nesse país muitas pessoas pensam que o é. O caso dos assentos reservados para idoso é um bom exemplo disso.

Quando a pessoa cede seu lugar a outra, por sua própria vontade, esta exercendo tanto um dever moral como o seu livre arbítrio. Contudo a lei dá lugar a uma obrigatoriedade torpe, que acaba sendo mal interpretada. Se o idoso, a gestante ou a pessoa com deficiência motoro tem seu lugar garantido, ele pode se assentar em outro lugar!?

Muitos acreditam que não, os trabalhadores, que hoje são a maioria de usuários nos transportes públicos acham que é um disparate um idoso se assentar em outro lugar, mas e se já tem idosos no assento preferencial?

Outros acham que muitas pessoas estão apenas passeando quando desfrutam de seu direito devido a idade e que deveriam o fazer em horários diferenciados para não terem de enfrentar o grande fluxo dos horários de pico como de manhã cedo ou no final da tarde.

Esta analise serve para outras recomendações que cobram da população uma conduta moral que está ausente devido a própria falta de cultura ou costume da população. Como jogar papeis no lixo ou economizar energia. O ser humano por um lado quer praticar o que é bom, aquilo que seja do bem. Por outro lado, não quer se sentir pressionado para fazer isso. De qualquer forma, não podemos culpar os beneficiados, pois quem garante que não estaremos na pele deles amanhã.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s