Hipocrisia: continuação


Os novos “velhos” crimes

Fumar era glamoroso

Se fomos deixar a valer “a ferro e fogo”, para que os conceitos atuais sejam impostos de forma incisa em obras de arte, o que faríamos com o cinema e a grande quantidade de filmes que utilizaram como cliché de “post-coitum” (após transar) o uso do cigarro como forma de extravasar a satisfação e os outros tantos que aparecem como parte do personagem.

Estudos nos Estados Unidos apontam um decréscimo no número de filmes, entre 2005 e 2010 em que o cigarro aparece ou o ator subentende que irá fumar. Apesar disso existem umas 2000 cenas em que o cigarro aparece. O estudo mostra uma queda de fumantes jovens e uma pesquisa realizada com adolescentes prova de que eles começaram por causa de cenas de cigarros que viram no cinema.

Esses resultados são promissores, mas e o grande acervo de filmes clássicos em que cigarro e bebidas são peças chave, como os cowboys interpretados por John Wayne, que ironicamente morreu de câncer. Mas que fora devido a exposição a radiação nuclear, quando ele era jovem e servia no exército. Ou galãs como Dean Martin, sempre com um cigarro e um dry martine na mãos.

Durante a II Grande Guerra, a maioria dos homens estava no front. As companhias de cigarro se voltaram para um outro nicho, as mulheres, e começaram a pagar muito bem para belas atrizes como Marlene Dietrich aparecerem com um cigarro na mão, para fazer do hábito de fumar, algo glamoroso,  e este costume continua até hoje.

Afinal, tentar censurar quase 45% dos filmes produzidos por ano para tentarmos conter esse vício pode ser inviável, pois o que vale aqui é fator econômico. Quem financia tais filmes, quem produz e distribui as películas. Para se reduzir mais ainda a divulgação da imagem do cigarro, será necessário tornar não tão atrativo ou lhes dar outros produtos, produzidos por empresas que se disponham a bancar as produções.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s