Transporte nas Grandes Cidades


Transporte Público

O transporte em nossos centros urbanos

Os problemas sociais e o transporte público andam de mãos dadas, parece nem ter cabimento essa afirmação, mas é pura realidade: o transporte público nas grandes cidades serve de baliza para você escolher onde morar, onde passear, com quem se relacionar e onde trabalhar. A priori, sua vida passa a ser definida por uma questão geográfica; dependendo de onde você mora, isto definirá o tempo gasto para que chegue em qualquer destino e através disso, quais destinos estão nesse itinerário e quais não estão. Por mais que se esforce, para realizar um curso ou ter um segundo emprego, você dependerá de um fator externo pouco confiável: o transporte público.

Por mais que reclame, o cidadão não consegue receber um serviço  a altura do valor pago e por mais fiscalizado que seja, os administradores não conseguem perceber quais as necessidades dos usuários, afinal seus relatórios recebidos , são sempre de informações adquiridas em terminais e não nas pontas das linhas, onde os maiores problemas acontecem.

Outro entrave importante é a relutância do governo em se sentar com os maiores interessados no transporte público, as empresas e os sindicatos e discutirem soluções para os problemas. Chega de medidas unilaterias que visam dar uma publicidade eleitoreira para esse ou aquele candidato. Pois essa espécie de maquiagem não dura muito tempo e logo os problemas voltam. Não adianta apenas mudar de horário, para que um congestionamento seja adiado ou atrasado e tapar o sol com a peneira dizer que os caminhões são problema se não se encontra uma nova maneira de entregar importantes cargas nos centros urbanos sem transformar o transito em um caos.

Para dar exemplo, de como o tema é tratado, é só vislumbrar o caso dos “assentos preferênciais”, tanto nos ônibus como nos trens e no metro. Eles foram idealizados para corrigir alguns problemas sociais, como a falta de “educação” em nosso povo para ceder lugar a uma outra pessoa com mais necessidade de se assentar, como idosos, gestantes e portadores de deficiências. Tal lei não teria sentido em existir se a população fosse mais educada e isto fosse uma atitude de praxe, mas como não é, temos tal lei. O que se torna absurdo é que a lei não é completa ou seja, ela não contempla, horários de uso ou normas complementares, foi feita a miguelão e sem uma pesquisa de impacto. Um dos motivos de maiores reclamações é sobre o horário. Os trabalhadores que saem de madrugada para o serviço, não entendem a razão de disputar lugar com idosos que estão ali, simplesmente para uma consulta médica que ocorrerá mais tarde, ou apenas para um passeio. Se o motivo do idoso for para ir ao INPS, deveriam agendar o atendimento destes, em horário diferenciado, de acordo com o transporte utilizado. Pois se o objetivo da lei é dar comodidade a quem precisa, o governo deve dar o exemplo e não apenas obrigar os outros a fazerem. Para se complementar a lei também falta os deveres dos usuários preferrenciais, ou seja, se possuem o direito, eles devem seguir regras para bem utilizar o sistema, como maior esclarecimento sobre o tempo mínimo de utilização do seu passe e ao utilizar as escadas, que deve permanecer a esquerda para não interromper o fluxo de pessoas.​ Para que uma lei seja boa, não é porque ela é feita apenas ​de boas intenções, precisa cumprir uma série de exigencias e ser analizada em todos os ângulos para ninguém seja prejudicado pela mesma.​​​​

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